Bolsa de Investigação: “As origens e o desenvolvimento de sociedades crioulas no Golfo da Guiné: um estudo interdisciplinar”

Encontra-se aberto concurso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Linguística para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projecto “As origens e o desenvolvimento de sociedades crioulas no Golfo da Guiné: um estudo interdisciplinar” (PTDC/CLE-LIN/111494/2009), coordenado por Tjerk Hagemeijer, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

1. Descrição da Bolsa e Objectivos a atingir pelo Candidato:

A bolsa pretende oferecer formação científica em linguística, no âmbito do projecto “As origens e o desenvolvimento de sociedades crioulas no Golfo da Guiné: um estudo interdisciplinar”, tendo como objectivo principal o tratamento e a informatização de dados de material oral e escrito das línguas crioulas do Golfo da Guiné (forro, angolar, lung’ie, fa d’ambô), para fins de constituição de corpora linguísticos. O/A candidato/a é incentivado/a a desenvolver uma tese de mestrado no âmbito do projecto.

A bolsa terá à duração de 24 meses, com início previsto em Abril de 2011.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efectuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, que está disponível em: http://www.bolseiros.org/pdfs/L_40_2004.pdf

2. Categorias de destinatários:

Este concurso destina-se a bacharéis ou licenciados.

Condições preferenciais:

– Formação na área da linguística;

– Domínio de um dos crioulos falados em S. Tomé e Príncipe;

– Conhecimentos de inglês;

– Familiaridade com sistemas de tratamento e análise de dados (linguísticos);

– Experiência na área da investigação científica.

3. Componente financeira:

O subsídio mensal da bolsa será de 745 € (setecentos e quarenta e cinco euros), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária.

4. Apresentação das candidaturas:

Data-limite para a recepção das candidaturas: De 1 a 14 de Março de 2011.

As candidaturas deverão ser apresentadas por carta de motivação e ser acompanhadas da seguinte documentação:

a) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis, nomeadamente o certificado de habilitações e das disciplinas realizadas com a respectiva classificação;

b) Curriculum vitae do candidato;

c) Fotocópia do documento de identificação (cidadãos estrangeiros devem ser portadores de título de residência).

d) Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

A documentação deverá ser enviada para:

Tjerk Hagemeijer

Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Av. Prof. Gama Pinto, 2

1649-003 Lisboa

5. Critérios de avaliação:

A avaliação será realizada com base nos seguintes critérios:

  1. Mérito do/a candidato/a;
  2. Entrevista.

O avaliador reserva-se o direito de não seleccionar nenhum candidato, caso ninguém reúna as condições necessárias para a função pretendida.

6. Processo de selecção de candidaturas:

Os resultados da avaliação das candidaturas serão divulgados até 30 dias úteis após o termo do prazo de apresentação das candidaturas, mediante projecto de lista ordenada, que será afixada nos locais de estilo e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.fl.ul.pt/investigacao/bolsas_flul.html).

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação. O candidato(a) aprovado(a) será notificado (a) através de e-mail.

O modelo de Contrato de Bolsa e o Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT encontram-se disponíveis para consulta na Unidade de Projectos e Candidaturas da Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial da Faculdade. O Regulamento está também disponível on-line em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *